Balan O Do Debate

Balan  o do debate PDF Book Detail:
Author: Eduardo Barros Mariutti
Publisher:
ISBN: 9788527106344
Size: 63.68 MB
Format: PDF, ePub, Docs
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 243
View: 2566

Get Book

Book Description: Neste livro, o autor procura reconstituir a história do debate marxista sobre a transição do feudalismo ao capitalismo, desde o confronto entre Dobb e Sweezy até os últimos desdobramentos do debate. O livro é dividido em três partes e na conclusão, busca articular as idéias apresentadas ao longo do livro e comenta as lacunas do debate.

Transforma O E Crise Na Economia Mundial

Transforma    o e crise na economia mundial PDF Book Detail:
Author: Celso Furtado
Publisher:
ISBN: 9788521904472
Size: 34.79 MB
Format: PDF, ePub
Category : Capitalism
Languages : pt-BR
Pages : 247
View: 606

Get Book

Book Description: Ao lado de seus trabalhos sobre a economia brasileira e sobre a teoria do subdesenvolvimento, Celso Furtado dedicou-se ao estudo da economia internacional, particularmente das dissimetrias nas relações entre países desenvolvidos e economia periféricas, e da transnacionalização dos sistemas produtivos e circuitos financeiros e monetários. A decisão de reunir esses ensaios - tentativas múltiplas para enfocar o mesmo objeto -, publicados ao longo de muitos anos em lugares diversos, foi motivada pelo desejo de incitar a nova geração a retomar o estudo dos problemas globais.

Forma O S Cio Espacial E A Transi O Do Feudalismo Ao Capitalismo No Ensino De Hist Ria E Geografia De N Vel Fundamental

Forma    o s  cio espacial e a transi    o do feudalismo ao capitalismo no ensino de hist  ria e geografia de n  vel fundamental PDF Book Detail:
Author: Eloisa Barreto Klein
Publisher:
ISBN:
Size: 68.99 MB
Format: PDF, Mobi
Category :
Languages : pt-BR
Pages :
View: 4176

Get Book

Book Description: A pesquisa teve por finalidade verificar, nos livros didáticos de História e Geografia do Ensino Fundamental, bem como em entrevistas com professores, as diferentes explicações utilizadas em sala de aula sobre a importante temática da transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista, ocorrida no continente europeu entre os séculos XI e XVIII. A recorrência do ensino desta temática nas citadas disciplinas, de forma direta ou tangencialmente, foi entendida como um indicador da valorização de um tema de extrema importância para a compreensão do mundo em que vive o aluno nos mais diferentes quadrantes, mundo este hoje hegemonizado pelo modo de produção capitalista. Os critérios de escolha dos livros didáticos analisados estão contidos no PNLD de 2008, no qual os avaliadores do MEC atribuem conceitos para orientar os educadores na escolha dos mesmos. Constatou-se que os modelos explicativos mais presentes nos livros didáticos e nas abordagens dos professores são os modelos mercantil e demográfico, ambos submetidos a forte crítica nos debates que se seguiram nas décadas de 1950 e 1970 entre autores marxistas e não marxistas. A fundamentação teórica da pesquisa esteve apoiada na categoria de formação sócioespacial, pioneiramente teorizada por Milton Santos, e que aqui se tomou como um elemento teórico central para os estudos (históricos e geográficos) que buscam apoio na teoria marxista. Nesse sentido, teóricos marxistas como Maurice Dobb, Paul Sweezy, Ellen Wood, Robert Brenner, R.H. Hilton, entre outros que tomaram parte no amplo debate acima referido, figuraram como crucial para balizar a análise por nós proposta. Do mesmo modo, ao fazer uma breve incursão, nas páginas conclusivas, sobre a transição ao capitalismo no Brasil à luz do referido debate, a pesquisa apresentou alguns elementos da obra do geógrafo Armen Mamigonian, de estreita conexão com a matriz teórica utilizada.

Estado E Burguesia No Brasil

Estado e burguesia no Brasil PDF Book Detail:
Author: Antonio Carlos Mazzeo
Publisher: Boitempo Editorial
ISBN: 8575594575
Size: 26.47 MB
Format: PDF, ePub, Mobi
Category : Social Science
Languages : pt-BR
Pages : 144
View: 5290

Get Book

Book Description: Em Estado e burguesia no Brasil, o sociólogo Antonio Carlos Mazzeo faz uma reflexão sobre a formação econômico-social brasileira, desde sua colonização até o fim do século XX, acentuando a peculiaridade funcional da nossa burguesia. Mazzeo traça um amplo panorama que compreende o diálogo com prestigiados estudiosos da história brasileira, como Caio Prado Jr. e Florestan Fernandes, e os processos políticos que nosso país viveu ao longo do século XX, em especial no pós-1930, incluindo o golpe de 1964 e seus desdobramentos. O livro é composto por cinco partes, incluindo um estudo da transição do feudalismo ao capitalismo na Europa, as mudanças daí decorrentes no sistema econômico e como esse processo afetou a lógica colonizadora dos países europeus e, consequentemente, os países colonizados. O capitalismo na América, o reformismo conservador no Brasil e questões acerca do Estado nacional e seu desenvolvimento também são temas comuns ao longo da obra. Estado e burguesia no Brasil recupera a clássica impostação crítico-dialética para oferecer uma inovadora síntese das "raízes do Brasil" contemporâneo. Através da crítica marxista, Mazzeo debate a história do povo brasileiro transcendendo os muros da academia e dando uma crucial contribuição ao debate sociopolítico e econômico do país.

Di Logos Entre Caminha E Frei Vicente Do Salvador

Di  logos entre Caminha e Frei Vicente do Salvador PDF Book Detail:
Author: Milena Fernandes de Oliveira
Publisher: Paco Editorial
ISBN: 8581484670
Size: 41.54 MB
Format: PDF, Kindle
Category : Brazil
Languages : pt-BR
Pages : 240
View: 2130

Get Book

Book Description: Esta obra aborda a questão de identidade brasileira partindo da problemática geral da transição do feudalismo ao capitalismo. É exatamente este enquadramento que permite perceber de que modo os impulsos e as tendências mais gerais se plasmam em uma manifestação singular, cujo sentido só fica nítido pela sua reconstituição, que deve expressar as múltiplas temporalidades que compõem o fenômeno estudado (estrutura, conjuntura e, finalmente, os acontecimentos).